Biografia

Posted on: maio 21st, 2013 by admin-imagina No Comments

Como tantas outras, a história do IMAGINASAMBA começou sem muitas pretensões. O que inicialmente era apenas uma forma de animar as reuniões de um grupo de amigos de colégio foi aos poucos sendo encarado por Gné e Suel como uma atividade profissional.

Mais amigos foram se juntando ao grupo e, como são todos autoditadas, cada um deles dividia seus conhecimentos e experiências com os amigos. Foi assim que Suel ensinou Leandrinho a tocar teclado através dos acordes do cavaquinho.

Os primeiros shows aconteceram em bares e casas noturnas de Nova Iguaçu e região e o repertório  era baseado nas canções de ídolos como: Almir Guineto, Jorge Aragão, Pique Novo e Swing & Simpatia.

De lá pra cá o grupo já tem na bagagem 4 CDs e uma coleção de sucessos nas rádios de todo o país. O novo trabalho – Imagina 10 Anos – é o 1º DVD do IMAGINASAMBA, que se desdobrará no 5º CD, e faz um resgate desses 10 anos de carreira. O CD/DVD, que conta com a produção de Bruno Cardoso do Sorriso Maroto e Lelê, também poderá ser encontrado como kit reunindo os dois formatos (CD/DVD).

A gravação aconteceu no dia 06 de setembro de 2012 no Citibank Hall no Rio de Janeiro. “Nessa noite a gente realizou 3 sonhos: gravar um DVD, tocar em uma das maiores casas de shows do país e assinar com uma gravadora”, diz Suel. O contrato com a Warner Music Brasil foi assinado minutos antes de subirem ao palco para a gravação.

A seleção do repertório foi um grande desafio, afinal o grupo tem vários hits e  canções como “Dúvido”, primeiro single da carreira do IMAGINASAMBA, não podiam ficar de fora na hora de contar essa história. A solução encontrada pelo grupo para que os maiores hits não ficassem de fora foi gravar alguns pout-pourri.

E depois de 3 meses trabalhando duro na escolha do repertório, arranjos e ensaios, Suel (voz), Gné (voz e pandeiro), Marquinhos (vocal e surdo), Leandrinho (vocal e teclado) e Japona (vocal e percussão) deixaram a emoção falar mais alto e levaram os 8 mil fãs presentes na gravação ao delírio, mesclando grandes sucessos e canções inéditas.

A tema de abertura faz menção a um dos maiores sucessos do grupo, “Me Assume ou Me Esquece”.  Na sequencia a inédita “Com Você tô Completo” e o pout-pourri “Duvido/Ainda é Cedo Pra Dizer Bye Bye/Proposta”,  dos álbuns Ideias do Amor e Proposta, respectivamente.

O pagode romântico – marca registrada do IMAGINASAMBA – está presente em canções como a inedita “Sem Vestígios”, primeiro single que já é destaque na programação das rádios. E “Eu Noto” e “Não Fui Homem pra te Merecer”, que como mostra a resposta do publico nos shows, tem grande potencial para se tornarem futuros singles de rádio e estourarem em todo o país.

Mas o show também tem músicas “mais pra cima”, como “Ela é Pagodeira”, que fala das mulheres independentes, que gostam de sair com as amigas para curtir a noite. E “Pode Vir Me Amar” e “Me Pega e Me Beija”, que segundo Suel “são músicas mais ousadas e picantes”.

Suel, que é também o principal letrista, busca inspiração no cotidiano e na vida das pessoas e, além de histórias de amigos, também conta um pouco de suas experiências. Segundo o cantor “é comum depois dos shows as pessoas virem falar com a gente para contar que se identificam com as histórias de nossas músicas”.

Em um dos shows mais emocionantes de sua carreira até aqui o IMAGINASAMBA convidou alguns amigos para dividir esse momento especial. “O Nosso Sentimento é um grupo que tem uma trajetória muito parecida com a nossa e “Só Pode Ser Amor” é uma das músicas preferidas do Chininha” (vocalista do grupo), conta Suel.   Toda Noite/Tchau e Benca/Não tem Pra Ninguem” surgiu da ideia de montar um pout-pourri com as músicas que não podem faltar em um bom pagode. E para dividir um dos momentos mais alegres do show convidaram o grupo Pixote, que segundo Suel “é a cara da alegria”.

Imagina 10 Anos é mais um capítulo na vitoriosa trajetória do IMAGINA – como é carinhosamente chamado pelo fãs. É emoção do começo ao fim e como disse o cantor Péricles em emocionado depoimento “deixe essa emoção te arrebatar”.

E Péricles completa:

“Sei que prometi não chorar…”

Mas assim que recebi uma cópia do DVD do “Imagina”, nome que os fãs (eu sou um deles), chamam carinhosamente o grupo Imaginasamba, formado no Rio de Janeiro e com a atual escalação (sim, é um belo time), de Suel (vocal), Marquinhos (surdo), Gné (pandeiro), Leandrinho (teclados) e Japona (percussão geral), não pude esconder minha ansiedade em ouvir novamente os hits que me conquistaram como “Duvido”, “Proposta”,”Ideias do Amor”, “Para de Pirraça”, entre outros.

A cada canção, a cada aparição dos componentes, a emoção que via no vídeo, saindo das canções, dos seus olhares, da maneira com que tocavam, tão emocionadamente, eu que tinha prometido a mim mesmo não chorar, me entreguei a mesma emoção. E pe ço a você, que está adquirindo este trabalho, que deixe essa mesma emoção te arrebatar, fazendo com que você comemore também conosco estes 10 anos de muita batalha, mas de muita vitória também.

Quer imaginar como era esta emoção? Junte-se a nós e assista o que se transformou, de um sonho em uma linda realidade.

Leave a Reply